HOME APOSTILAS CONCURSOS CURSOS PREPARATÓRIOS SALA DE ESTUDOS
  

 

COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS

  

 
 
ADOTANDO SEU PRÓPRIO
MÉTODO DE ESTUDO


Cada um de nós tem um método de estudo que melhor seadapta às nossas características. Um candidato pode ter mais facilidade para absorver a matéria assistindo às aulas do cursinho ao passo que outro pode sentir-se melhor fazendo resumos da matéria que está estudando. Outros, ainda, podem preferir apenas ler a matéria.

Cada indivíduo tem a capacidade de memorizar as informações recebidas associadas a diferentes formas de transmissão: lendo, escrevendo, escutando ou falando. O importante é você descobrir o seu estilo e saber que está realmente aprendendo e fixando a matéria desta forma.

As Aulas do Curso Preparatório:

Para quem possui tempo disponível é sempre válido freqüentar um curso preparatório especializado em concursos jurídicos. As principais vantagens apresentadas pelos bons cursos são:

1) Economia de tempo: os cursos apresentam a matéria de forma concisa e dirigida para os concursos, trazendo já para o aluno uma seleção das matérias importantes para os concursos. Além disso, a velocidade da informação veiculada numa aula é maior do que a realizada na leitura de livros.

2) Os professores, em geral, possuem bons conhecimentos sobre os concursos e podem proporcionar valiosas orientações para direcionar os estudos de acordo com a preferência dos examinadores.

3) Assistindo às aulas o aluno sempre terá a oportunidade de esclarecer suas dúvidas com os professores e trocar informações com os colegas.

Curso intensivo ou extensivo?
Os cursos intensivos são indicados para quem já tem uma base de preparação ou para aqueles bons alunos que acabaram de se formar na faculdade. O curto período destes cursos são aproveitados para revisar a matéria. O candidato até pode aprender uma ou outra coisa que não sabe, mas quem está cru precisa de um curso mais longo, sendo mais apropriado o curso extensivo.
 
Como escolher um bom curso preparatório?
Escolher um bom curso preparatório faz parte da preparação. Com os concursos públicos cada vez mais em evidência, a procura e oferta de cursos preparatórios é muito grande. Mas isto não quer dizer que a qualidade dos serviços seja melhor. Muito pelo contrário, escolas surgem e desaparecem tão rápido quanto os concursos são realizados. Por isso, ao procurar uma escola, leve em consideração os seguintes fatores:

1) Escolha uma escola com nome no mercado, com boa reputação e reconhecimento no meio.

2) Dê preferência por uma instituição que ofereça cursos regulares, e não somente durante o período dos concursos.

3) Os professores são a parte mais importante da escola, portanto, preste bastante atenção no corpo docente da escola. Quanto maior a experiência dos profissionais na carreira pública, melhor.

4) A localização, embora subjetiva, é outro ponto importante, pois quanto mais perto de sua casa, mais fácil será sua locomoção até a escola.

5) Plantão de dúvidas, atendimento e biblioteca no curso são importantes para quem deseja ser aprovado em um concurso público, então, veja se a instituição oferece estes serviços.
 

O Estudo em Casa:

O estudo em casa talvez seja o mais importante. Mesmo depois de ter freqüentado a aula do curso preparatório, o candidato deve revisar a matéria dada. Desta forma ele estará garantindo que as informações estejam indo para a memória conhecida como “memória de longo prazo”.

Escolha um bom local para o estudo para que não atrapalhe a atenção. Leia e releia sempre a matéria para firmar a compreensão do tema. Na segunda leitura, aproveite para realizar os apontamentos em suas apostilas e sublinhar os aspectos importantes e as idéias mestras do capítulo estudado.

Mas apenas ler e reler um tema não é garantia de um bom aprendizado. Para uma boa compreensão do que se está estudando, a pessoa precisa estar em sintonia com o assunto, raciocinar e concentrar-se ao máximo.

No estudo em casa, é recomendável que se faça pequenos intervalos para não cansar em demasia. Muitas horas seguidas de estudo, sem descanso, podem prejudicar a aprendizagem.

Grupos de Estudo:

O estudo em grupo é também uma boa opção de estudo. Convidar colegas responsáveis para uma reunião semanal é uma prática recomendável. Veja algumas vantagens do estudo em grupo:

1) A discussão sobre um determinado tema facilita a memorização;

2) Estimula o debate sobre os temas enriquecendo o conhecimento dos participantes;

3) Proporciona a troca de conhecimentos;

4) Prepara o candidato para a prova oral;

5) É um estudo mais leve e quebra o isolamento do estudo solitário.

 

 

© 2000-2017 CMP - Concursos Jurídicos
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.